29.1.09

E DEUS DISSE A CAIM (1970), de Antonio Margheriti


Um Western Spaghetti estrelado pelo Klaus Kinski como este aqui é uma destas demonstrações fundamentais de toda razão de ser do cinema. Não que o filme em si seja uma obra prima absoluta, mas são pequenos detalhes, pequenas junções que formam o essencial. É praticamente impossível dar algo errado.

E DEUS DISSE A CAIM se resume basicamente numa trama de vingança. Kinski interpreta um sujeito que foi preso injustamente. Depois de 10 anos é liberto e parte para uma vingança pessoal em cima dos responsáveis pela desgraça toda. Kinski é todo o filme, mesmo dublado em italiano, o ator se manifesta com o olhar expressivo ou com a simples presença em cena como um fantasma da morte.

A direção é por conta de Antonio Margheriti (sob o pseudônimo de Anthony M. Dawson), um dos diretores mais versáteis desse período do cinema italiano (da década de 60 à 80). Trabalhou bastante com sci-fi e terror no início de carreira e praticamente terminou fazendo filmes de guerra e ação nas Filipinas. No meio do trajeto fez vários pepla (plural de peplum), westerns spaghetti, etc.

É interessante o projeto estético de E DEUS DISSE CAIM, pois Margheriti trata o filme da mesma maneira que realizaria um terror, utilizando-se dos elementos característicos e da atmosfera densa e escura, dando um tom singular, tão singular quanto seus filmes de horror gótico. É um verdadeiro dark-western, digamos assim, se é que precisa classificar alguma coisa. Mas fica a recomendação obrigatória aos fãs do gênero.

10 comentários:

  1. Oi Ronald, não vai votar no Alfred, não?

    ResponderExcluir
  2. Vou sim. Vou mandar hoje os meus votos.

    ResponderExcluir
  3. E Deus disse a Caim é uma das melhores fusões entre Western e Horror já feitas.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Cesar. Na verdade eu diria que é o meu gothic-western predileto!!!

    ResponderExcluir
  5. wow..tem cara de ser foda...
    arranjou aonde, ronald meu caro??

    puto ve se entra no msn.

    ResponderExcluir
  6. Arranjei no http://www.retroflix.info/news.php

    via rapidshare...

    ResponderExcluir
  7. Caim eu não sei, mas Klaus Kinski com certeza é DEUS! hehehehe.

    ResponderExcluir
  8. Margheriti Apesar de ser mais reconhecido noutros géneros mais negros, deixo grande marca no western-spaguetti. Este é em minha opinião o seu melhor filme.

    ResponderExcluir
  9. Emanuel Neto23/06/2010, 11:41

    Este filme é extraordinário e é sem dúvida um dos meus westerns-spaghetti favoritos! Grande combinação entre os filmes de terror gótico e o western!

    ResponderExcluir
  10. Assisti este filme quando era criança e nunca me esqueci dele. Tenho tentado achar uma cópia para guardar. Grande filme de western.

    ResponderExcluir