17.4.09

FACA NA GARGANTA (Switchblade Sisters, 1975), de Jack Hill

Dia desses vi esta belezura do Jack Hill, que é um diretor dos mais criativos e ousados dos anos 60 e 70 no cinema americano de baixo orçamento e merecia um reconhecimento maior entre os cinéfilos de hoje, além de ser essencial para qualquer pessoa que deseja se aventurar no mundo do cinema de exploração. Desabafos à parte, FACA NA GARGANTA é um autêntico clássico do “gênero” e um de seus melhores trabalhos que ainda incluem COFFY, FOXY BROWN, THE BIG BIRD CAGE, THE BIG DOLL HOUSE, SPIDER BABY, etc (um cara com um currículo desse é um gênio!).

FACA NA GARGANTA Faz parte também de uma lista imaginária dos filmes-referência de Quentin Tarantino, que é fã confesso da obra e chegou a comprar os direitos de lançamento para o seu selo de DVD’s, a Rolling Thunder, em meados dos anos 90. E tem tudo a ver com o universo que o diretor de PULP FICTION desenvolveu a partir de suas influências.

A premissa básica de FACA NA GARGANTA trata da disputa pelo poder dentro de uma gangue feminina entre a líder Lace (Robbie Lee) e a recém chegada no pedaço Maggie (Joanne Nail). Mas para deixar tudo mais profundo e divertido, o roteiro inspirado de F.X. Maier tece uma complexa teia de guerra entre gangues, subtramas psicológicas que funcionam e uma galeria de personagens interessantes que só enriquecem o resultado.

Isso sem contar com os momentos dignos de um exploitation, afinal, estamos falando de um filme com rixas de gangues; temos brigas de mulheres, tiroteios no estilo do final de DESEJO DE MATAR 3, lutas de facas, conflitos verbais com muitas frases de efeitos e muito mais!

As atuações são acima da média para um filme de baixo orçamento e Jack Hill demonstra porque é um dos grandes autores do ramo com um estilo único. Consegue ainda combinar elementos de vários subgêneros incluindo uma sequencia “Women in Prison”, quando as garotas vão pra cadeia e têm de enfrentar a robusta carcereira lésbica e suas subordinadas, e “blaxploitation”, quando pinta em certo momento uma gangue de mulheres negras que dispõe de um verdadeiro arsenal! É por isso que é impossível não virar fã de Jack Hill!

6 comentários:

  1. Olá? É fácil conseguir legenda pra esse filme?

    ResponderExcluir
  2. Jack Hill é foda, mas esse é um dos filmes dele que eu menos gosto (prefiro os blacksploitation com a Pam Grier e os terrores mexicanos com o Boris Karloff que ele co-dirigiu). Chegou a sair em vídeo no Brasil no auge da "Tarantinomania", e a capinha dizia justamente isso, que era um dos filmes preferidos do Tarantino, bla bla bla bla...

    ResponderExcluir
  3. Demófilo, consegui uma legenda em espanhol pra ele no opensubtitles.

    ResponderExcluir
  4. Coffy é top 10 do Tarantino, pra vc ver como ele ama o cara.

    ResponderExcluir
  5. Well I acquiesce in but I contemplate the brief should have more info then it has.

    ResponderExcluir
  6. Apesar alguns defeitos, e algumas incongruências, o filme é sensacional, com vários e vários acertos!
    A direção do Jack é uma piada... fenomenal! As atrizes que interpretaram a Maggie e a Patch são formidáveis! Já a que fez a Lace, alterna muito! Edição bacana, ritmo formidável, e ângulos caprichados, entre outros detalhes!
    Por isso que sempre digo: anos 70, minha década favorita do cinema!
    Um dia irão refazer esse filme... aguardem!

    ResponderExcluir