24.8.09

NEMESIS (1993), de Albert Pyun

As perguntas da entrevista com o diretor Albert Pyun já foram enviadas para ele e estamos agora aguardando as respostas. Não esperem um Truffaut/Hitchcock dos filmes B, mas acho que se tudo correr bem, vamos ter algo bem legal. Enquanto isso, eu vou assistindo a alguns filmes do homem que eu ainda não havia visto, como por exemplo TICKER, de 2001, que nem vale a pena comentar de tão ruim, mas tem o Tom Sizemore como um dos protagonistas, o único que tenta salvar esta barca furada, e nem com Dennis Hopper, Steven Seagal e Peter Greene à bordo, deixou de afundar.

NEMESIS é um dos filmes mais divertidos do Pyun e me chamou muito a atenção pelo tratamento visual de algumas cenas e pelas várias sequências de ação de tirar o fôlego, muito bem dirigidas e coreografadas. O diretor retorna aos temas futuristas, cenários pós apocalípticos com estética cyberpunk e a presença de cyborgs ocupando seus espaços. São elementos que obtiveram bons resultados em outros filmes do Pyun como em CYBORG – O DRAGÃO DO FUTURO e RADIOACTIVE DREAMS (que só não me lembro de haver cyborgs, mas o resto...).

A trama já possui certo grau de complexidade que por si só deixa o espectador interessado, ou confuso. Olivier Gruner – que é um robô na vida real – vive Alex Rain, um policial que peleja, no ano de 2027, contra uma organização terrorista que perturba a sociedade, que já não é lá muito tranquila neste período. Ferido diversas vezes, Alex é metade humano e metade máquina, mas ainda é capaz de salvar um cãozinho indefeso quando é preciso. Mas decide se aposentar e conviver com suas dualidades sossegado num canto qualquer. Mas se isso realmente acontecesse, não teríamos o filme, então o chefe de policia determina uma última missão a Alex e para obrigá-lo a realizar tal tarefa, eles implantam uma bomba perto de seu coração. Aí não tem escapatória. Mas à medida que realiza a missão, o nosso herói descobre que está envolvido em uma conspiração cujo objetivo é a conquista do mundo pelas máquinas, e que os terroristas que ele passou a vida exterminando estão, na verdade, lutando pela raça humana!!!

E as referências são bem diversificadas, vai de BLADE RUNNER e FUGA DE NOVA YORK à EXTERMINADOR DO FUTURO, com direito a esqueleto metálico em stop motion azucrinando a vida do protagonista. Mas NEMESIS também pode se orgulhar por ter influenciado a estética de alguns filmes futuristas, principalmente o figurino bem ao estilo MATRIX, com os sobretudos, óculos escuros, ternos pretos, roupas de couro...

O elenco é ótimo. Além do Gruner, temos Tim Thomerson, Cary-Hiroyuki Tagawa, Vincent Klyn, Brion James, e até mesmo uma pequena participação de um jovem Thomas Jane, apanhando de mulher nua, a gata Deborah Shelton.

Sobre as sequências de ação, temos o inicio do filme, os primeiros 15 minutos, que é um dos melhores momentos da carreira do Pyun, um tiroteio frenético muito bem filmado e editado num cenário magnífico. É um trabalho muito interessante que se sobressai ao restante do filme, que nunca consegue atingir o mesmo nível, uma pena. Ainda assim, Pyun não deixa a peteca cair. O seguimento que transcorre no hotel também é bacana e temos Olivier Gruner atravessando o chão fazendo burados com sua metralhadora, como nos desenhos animados. O final até que é legal com um sinistro Tim Thomerson seguindo Gruner e sua parceira por uma floresta em volta de um vulcão, mas não sei, o futuro da humanidade sendo decidido à beira de uma cachoeira é uma coisa feia. Prefiro muito mais os prédios tombados, a atmosfera de destruição e o cheiro de concreto queimado do inicio do filme. Mas tudo bem, o que importa é que NEMESIS é divertido pacas!

11 comentários:

  1. Leandro Caraça24/08/2009, 21:08

    Dêem uma boa história e um orçamento minimamente decente a esses caras e filmes bacanas sairão.

    ResponderExcluir
  2. Tem três seqüências. Agora te vira assistir! hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Qualquer hora eu vejo mesmo... hehe

    Mas estas sequencias não tem muita ligação com este primeiro filme, não é mesmo?

    Não é uma mulher musculosa que protagoniza?

    Cadê o Pyun pra explicar isso melhor... rs

    ResponderExcluir
  4. Só agora lembrei que vi a parte 4 que é com uma mulher musculosa.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto pra valer de NEMESIS... agora das continuações é totalmente o inverso. Soníferos dos brabos. Funcionam mais que aquele MILLION DOLLAR HOTEL do Wenders e O PACIENTE INGLÊS.

    ResponderExcluir
  6. Bruno, vc já viu DOLLMAN? hehe

    Esqueci de dizer que as continuações são com a tal mulher musculosa, Sue Price e que Olivier Gruner está no último filme de Pyun: TALES OF AN ANCIENT EMPIRE. Tô mais animado pra rever o cara do que boa parte do elenco.

    ResponderExcluir
  7. "Olivier Gruner – que é um robô na vida real", hahahahahahaha, genial!

    ResponderExcluir
  8. Nemesis é um filmaço! as cenas com a música de Michel Rubini são clássicas -- pelo menos para mim.

    aguardo a entrevista do Albert Pyun por aqui. o mais difícil vc já conseguiu, que era fazer contato com o homem... parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  9. meu na boa!!
    to procurando a um tempo já um filme com o nome nemesis que tinha uma mina musculosa que virava uns mortal e tal!!ela era muito lind!!!
    eu vi o filme quando muleke e me lembro de pouca coisa como o fato de não ter mais mulheres que podiam gerar filhos na terra,ai eis que surge do nada uma doida com um bebe ou gravida eu não lembro!!
    nunca consegui nehum informaçõ sobre esse filme!!
    se poder me ajudar ficarioa agradecido!!
    falow!!!

    ResponderExcluir
  10. ow sou eu denovo!!
    é que eu esqueci de dar o meu contato!!!
    digaraujo@hotmail.com

    ResponderExcluir