23.9.09

TRÊS HOMENS, UMA LEI (Il bianco, il giallo, il nero, 1975), de Sergio Corbucci


Arrumei este aqui em VHS por 0,99 mangos numa locadora cuja promoção dizia o seguinte: “alugue e não devolva nunca mais!”. Então beleza! Acabei descobrindo depois que TRÊS HOMENS, UMA LEI é o mesmo filme lançado em DVD no Brasil pela Ocean Pictures com o título O ÚLTIMO SAMURAI DO OESTE.

Para quem não conhece nada sobre o filme, o básico do enredo trata de três personagens completamente diferentes que se unem em uma aventura em busca de um raro pônei japonês que fora sequestrado por um bando de malfeitores exigindo uma gorda quantia para o resgate.

Temos então o policial Black Jack Gideon, vivido pelo grande Eli Wallach, o eterno Tuco de TRÊS HOMENS EM CONFLITO, o bandido bonzinho na pele do astro do faroeste spaghetti Giuliano Gemma e Sakura, o assistente de um samurai que faz de tudo para honrar o nome de seu mestre tentando recuperar o pônei sequestrado. E quem encarna a figura é ninguém menos que o cubano Tomas Milian, de longe o melhor em cena, engraçadíssimo.

O filme não é dos melhores trabalhos do diretor Sergio Corbucci, autor de alguns spaghetti westerns de primeiríssima qualidade, como O VINGADOR SILÊNCIOSO e DJANGO, mas não deixa de ser uma pequena homenagem ao gênero, já bastante enfraquecido na época, além de ser divertido, com alta dose de humor e ótimas atuações do trio principal, que é, na verdade, o grande destaque de TRÊS HOMENS, UMA LEI.

8 comentários:

  1. Boa noite! Acabo de descobrir este blogue. Estou a gostar muito, já encontrei alguns posts que me deixaram água na boca. Sobre este particular, devo dizer que concordo com a tua visão. As cenas iniciais do filme enaltecem algumas das mais importantes personagens do género (Django, Ringo, etc.), de uma forma engraçada. No geral não se pode considerar um filme marcante, mas aqueles que apreciam os spaghettis da segunda vaga (comédias...) vão ficar satisfeitos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Pedro. Adicionei o seu blog na "turma boa".

    O Spaghetti Western também me fascina bastante, embora tenha muito o que descobrir no gênero.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ronald adoro o Corbucci, mais ( e esse eu vi rsrs) esse não é muito bom mesmo.

    A idéia é excelente, quando vi que tinha um samurai na parada achei que ia ver alguma coisa realmente especial.

    Infelizmente não aconteceu, mais vale conferir Eli Wallach, Giuliano Gemma (Mr. Dolar Furado) e Corbucci.

    Abraços !

    ResponderExcluir
  4. O ÚLTIMO SAMURAI DO OESTE também é o nome com que esse filme passava na TV nos anos 80, na sessão BANG BANG À ITALIANA. Como assisti esse filme há uns 25 anos atrás, só me lembro de algumas cenas que me arrancaram gargalhadas na época, como a cena em que resgatam o japonês que estava enterrado na terra até o pescoço puxando-o pelas orelhas, ou o método que esse mesmo japonês utilizava pra identificar o pônei sagrado, que era cheirando o seu peido!!!

    ResponderExcluir
  5. É mesmo um filme menor do Corbucci, mas muito divertido e com o qual simpatizo bastante.

    Ronald, se ainda não viu, procure assistir Gli Specialisti, que é um dos mais fodas do Corbucci, e um dos spaghetti mais subestimados.

    ResponderExcluir
  6. Os melhores do Corbucci para mim continua sendo o Django e Vamos a Matar, Compañeros.

    ResponderExcluir
  7. vou comentar esse um dia desses no meu blog, mas acho que vou assistir de novo

    ResponderExcluir
  8. É mesmo um filme inferior ao que estamos acostumados a ver do Corbucci, mas não deixa de ser muito divertido. Numa arrumação que fiz nos DVD's dia desses, me peguei estorando de rir com uma ceninha pra lá de besta, a cusparada do Wallach que pega no olho do samurai de Milian.

    Gli Specialisti tá na prateleira.

    ResponderExcluir