25.10.09

UMA BALA PARA O GENERAL (El Chuncho, Quien Sabe?, 1966), de Damiano Damiani

Nada melhor que fechar o sabadão com um Spaghetti Western arrasador! Sabe aquele filme ou diretor que você sempre ouviu todos os amigos comentarem que é muito bom, que todas as resenhas que você lê sempre são positivas e percebe que está dando mole e ainda não viu uma das obras fundamentais de algum gênero que gosta? Pois então, é exatamente o meu caso com UMA BALA PARA O GENERAL, de Damiano Damiani. Não sei porque não havia assistido antes!

Trata-se de um exemplar do mesmo subgênero de VAMOS A MATAR COMPAÑEROS, que postei aqui no blog outro dia, o Zapata Western, filmes sobre revolução mexicana, etc. UMA BALA PARA O GENERAL transcorre justamente neste universo do México revolucionário e conta a estória de um jovem americano que se junta a um grupo de revolucionários, liderados por Chuncho, e ajuda na peleja contra as autoridades e no tráfico de armas entre os rebeldes. A princípio, o que o gringo parece almejar é dinheiro, mas a ambiguidade de seu olhar e da forma de agir conota objetivos obscuros, que ficam claros apenas ao final.

Os personagens principais são perfeitamente construídos, assim como um bom SW tem de ser pra deixar sua marca! E o elenco também auxilia muito nesse sentido. Gian Maria Volonté cai perfeitamente na pele de Chuncho, o líder da nobre causa mexicana e de uma sinceridade impressionante. O gringo, que é chamado de Niño, é vivido por Lou Castel, um sujeito frio, capitalista e certamente “não gosta da fruta”. Por último, um personagem que merecia mais presença em cena, mas no pouco que aparece Klaus Kinski registra seu momento com maestria encarnando o meio irmão de Chuncho. É um fanático religioso que acha que está participando de uma missão religiosa ao invés da libertação de seu país.

Damiani conduz um filme bem movimentado, com bastante ação e muito tiroteio, mas o aspecto humano nunca é ignorado. Chuncho, apesar de ser considerado um bandoleiro pela polícia, age em prol de seu povo e mesmo quando esquece seus princípios e acaba movendo-se por dinheiro, consegue fazer a escolha certa ao final, jogando na cara do espectador o ponto de vista esquerdista de seus realizadores. UMA BALA PARA O GENERAL é daqueles filmes magnificamente bem filmados, com bela trilha de Morricone, lindamente fotografado, um dos melhores do gênero! Não perde o foco de seus elementos políticos nem deixa de ser um grande espetáculo.

Recomendo também o texto do amigo lusitano Pedro Pereira, do blog Por um Punhado de Euros.

6 comentários:

  1. Finalmente decidiste ver este grande filme do Damiani, hein?!
    Por vezes é mau criar grandes expectativas, mas parece-me que desta vez não te sentiste defraudado!

    ResponderExcluir
  2. esse é um filmaço, além de mostrar muito bem o verdadeiro motivo de uma ditadura tomar o poder em um país, a atuação de Volonte é muito boa, mas a atuação magistral é a de Klaus Kinski, esse também está cotado para o FAROESTE EM GERAL em breve.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, entretem e passa a mensagem... Top 3 spaghetti.

    ResponderExcluir
  4. A performance do Volonté é arrasadora, e o final eu considero um dos melhores que já vi (não só entre os spaghettis, mas falando de cinema em geral). Detalhe que o Damiani não considerava "Quien Sabe?" um western, e uma de suas principais influências foi Glauber Rocha, prestando inclusive uma homenagem explicita atraves do personagem do Klaus Kinski.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com Herax. Um dos melhores finais de todos os tempos!

    ResponderExcluir
  6. E eu concordo com vocês. O final é mesmo sensacional!

    ResponderExcluir