18.7.10

ASSASSINOS DE ELITE (The Killer Elite, 1975), de Sam Peckinpah

Neste fim de semana chegou aqui em minhas mãos outro filme do mestre Sam Peckinpah lançado em DVD pela LUME, que eu havia comentado na semana passada. Trata-se de THE KILLER ELITE, ou ASSASSINOS DE ELITE, como foi intitulado pela distribuidora. Agora falta chegar o belíssimo western PAT GARRET & BILLY THE KID, também lançado recentemente pelo mesmo selo.

Apesar da festa com os lançamentos destes filmes do diretor, este aqui em especial nunca recebeu a devida atenção pela crítica e público. No Brasil, se não estou enganado, nunca havia sido lançado em vídeo. Até o próprio Peckinpah o considerava meio maldito. Ok, o filme não é uma obra prima, não chega ao nível de ALFREDO GARCIA, STRAW DOGS ou WILD BUNCH, mas não deixa de ser um puta filme de ação setentista, dirigido brilhantemente, com um elenco de primeira encabeçado por James Caan e Robert Duvall, e para coroar, além das habituais cenas de ação “peckinpanianas” realizadas com maestria, possui cenas de lutas com ninjas chineses!!! Sensacional!!!

Alguém confirme, por favor, se esses ninjas eram chineses mesmo, mas só por esse “pequeno” detalhe, THE KILLER ELITE já merecia entrar na lista de filmes obrigatórios do diretor.

Na época da produção, Peckinpah já era o diretor marginal, bêbado e problemático que todos nós conhecemos. Mesmo assim, o chefe da United Artists naquele período, Mike Medavoy, acreditava na capacidade do diretor e achou que o projeto era perfeito para o homem. Então deu a ele essa oportunidade, contanto que o trabalho fosse supervisionado pelo próprio Medavoy. Aparentemente, Peckinpah aceitou...

Acabei não revendo THE KILLER ELITE para um texto mais detalhado, mas mesmo assim vale comentar. A estória é bem simples e não passa da boa e velha trama de vingança. Duvall é o traidor que deixa James Caan praticamente morto após executarem um serviço mercenário. Caan acaba tendo sérias sequelas, mas esforça para se recuperar e poder efetuar sua desejada vingança. E para isso conta com a ajuda de alguns sujeitos de sua confiança, interpretados por Burt Young e Bo Hopkins.

A força do filme se constrói de forma cadenciada nesse conflito entre Caan e Duvall, sem muita ação. E talvez por isso o grande público tenha esquecido e ignorado o filme. Na verdade, THE KILLER ELITE realmente sofre um bocado com o ritmo e outros equívocos, mas à medida em que caminha para o final a coisa vai ficando melhor, mais movimentado, a tensão aumenta e entram em cena os ninjas para um gran finale altamente bizarro e divertido! É uma preciosidade que merece ser vista, nem que seja para comprovar que até um filme menor de ação dos anos 70 é muito superior a 95% dos filmes do gênero realizado hoje.

7 comentários:

  1. Com James Caan, Robert Duvall e ninjas?
    Não tem como eu não gostar desse filme, mais um pra minha futura lista de downloads.

    ResponderExcluir
  2. Bah, está se falando do lançamento nacional do filme e eu tenho que ler "futura lista de downloads". É foda. Depois neguinho fica chorando que "as distribuidoras são foda, não lançam os filmes que eu gosto".

    ResponderExcluir
  3. Bom meu amigo eu não sei quanto a você mas pra minha coleção só entram filmes que eu assisti e tenha gostado, eu procuro sempre assistir e se eu gosto compro. Tenho em minha estante mais de 50 filmes todos originais.

    Só procure não criticar sem conhecer as pessoas brother.

    ResponderExcluir
  4. João, se você curte bons filmes de ação casca grossa, tenho certeza que vai gostar deste aqui.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Davi. A não ser que os filme fossem bem baratinhos, fica difícil arriscar a comprar um filme que custe um pouco mais. Eu, honestamente, só seria a favor do fim dos downloads se o preço fosse mais justo, embora admita não saber o preço dos filmes da Lume, e se as locadoras, caminhando cada vez mais a extinção, tivesse atualmente um catálogo tão rico como no passado, na época do VHS. Você não sabe como parte o coração querer alugar "O Rei dos Kickboxers" e saber que já era...

    ResponderExcluir
  6. Eu, particularmente, não acho barato os filmes da Lume. Pra mim sai a quase 50 reais, contando com o frete...

    ResponderExcluir
  7. Até agora não comprei VÁ E VEJA (isso mesmo, um dos filmes de minha vida) por conta do preço. Não compro DVD nacional por mais de 30 reais, acho desperdício de dinheiro.

    ResponderExcluir