13.4.11

ESSENTIAL KILLING (2010)

Finalmente vi ESSENTIAL KILLING e nossa! Filme lindo, ao mesmo tempo violento e visceral. Dos lançametnos que eu assisti em 2011, só perde para I SAW THE DEVIL, filme coreano do mesmo diretor da obra prima A BITTERSWEET LIFE, e que já estou devendo texto por aqui…

ESSENTIAL KILLING, a grosso modo, é um belo exemplar de “filme de fugitivo”, estilo RAMBO e CAÇADO, só que mais realista (embora eu prefira estes dois que eu citei). O protagonista não é nenhum especialista em sobrevivência na floresta ou ex-boina verde altamente treinado para qualquer tipo de situação. O filme trata o personagem como um sujeito comum para este tipo de situação extrema, agindo por extinto para sobreviver e não ser preso, e conta com uma puta atuação do Vincet Galo, que passa o filme inteiro por maus bocados, sendo torurado, sentindo frio, cansaço, pisando em armadilhas para animais, fazendo uma dieta à base de formigas vivas e até casca de árvore, que delícia! E tudo isso sem dizer uma palavra o filme inteiro. É tudo no olhar e na expressão... uma coisa absurdamente fantástica.

Há um certo teor político no ar, porque o personagem é um “terrorista” árabe, capturado por tropas americanas, mas isso não tem a menor importância pra mim. Todo mundo conhece os problemas e questões que envolvem o Oriente Médio e a invasão americana em alguns países da região. Mas ESSENTIAL KILLING não faz a mínima questão de entrar em detalhes, e utiliza alguns elementos desses fatos atuais da nossa história apenas como contexto. O que o filme conta mesmo é a luta pela sobrevivencia de um ser humano diante de seus perseguidores e da natureza à sua volta.

Uma das coisas que mais me impressiona é a frieza do veterano diretor polonês Jerzy Skolimowski. O sujeito é um mestre e sabe das coisas. Faz um filme de ação, físico pra cacete, totalmente anticlimático. Fica uma atmosfera pesada e perturbadora, uma mistura de realismo com pesadelo que parece não acabar nunca, e olha que o filme não chega a 80 minutos… é incrível como existem poucos diretores com inteligência e talento pra levar um filme desse, que é tão simples e ao mesmo tempo tão poderoso...

Este texto já não deve está fazendo muito sentido, estou escrevendo meio no calor do momento. Mas é um filme que realmente mexe comigo, mesmo com toda a expectativa acumulada, com várias pessoas elogiando. É o tipo de obra que você precisa ver com os próprios olhos pra sentir toda a sua força.

6 comentários:

  1. O filme realmente parece ser muito bom! Já esta em primeiro lugar na minha lista de downloads. Se o filme chega pelo menos perto de I Saw the devil , dever ser muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Assisti e é do mesmo diretor que fez Deep End, né?
    Então achei Essential Killing muito bom mesmo. Mas em comparação com os 2 outros filmaços que tu citaste Rambo (First Blood) e Caçado, ele fica um pouco abaixo.

    ResponderExcluir
  3. Ah sim, quero deixar claro que eu também prefiro Rambo e Caçado... vou até botar isso no texto, pra não haver dúvidas.

    ResponderExcluir
  4. Ronald, já viu Figures in a Landscape do Losey? É bem alegórico, mas cheio de ação e movimento nos moldes desse do Skolimowski, acho que sairia um post bem legal seu aqui no blog quando o assistir (caso já não o tenha visto, ou mesmo escrito a respeito).

    ResponderExcluir
  5. Ei Vlademir... valeu a dica! Esse do Losey eu ainda não vi.

    ResponderExcluir
  6. Bela lembrança, Vlademir. Puta filme esse do Losey

    ResponderExcluir