Pular para o conteúdo principal

TOP 10 PAUL VERHOEVEN

Hoje é aniversário do holandês maluco, então fiz um top 10 dos meus filmes favoritos do homem na página do Dementia 13 no Facebook. Como não sei se os fiéis frequentadores do blog "curtem" a página, acho que vale a pena postar aqui também:


10. BLACK BOOK, aka A ESPIÃ (2006)


09. LOUCA PAIXÃO (1973)


08. SPETTERS (1980)


07. INSTINTO SELVAGEM (1992)


06. O QUARTO HOMEM (1983)


05. TROPAS ESTELARES (1997)


04. FLESH + BLOOD, aka CONQUISTA SANGRENTA (1985)


03. O VINGADOR DO FUTURO (1990)


02. ROBOCOP (1987)



01. SHOWGIRLS (1995)

Comentários

  1. É incrível como filmes do porte de "Flash and Blood", Robocop e Total Recall não envelhecem.

    em relação ao Show Girls, todas as vezes que eu digo para alguém o quanto eu aprecio esse filme, eu recebo olhares tortos que parecem afirmar "coitadinho, devia estar em um hospício".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo ao clube... hehe

      Excluir
    2. Sou um desses que te acham coitadinho. Tenho q rever.

      Excluir
  2. Ainda me lembro como se fosse hoje a primeira vez que vi o Flesh + Blood, nos olhos de um jovem foi uma maravilha.

    Agora Robocop ainda hoje está no top dos top's que clássico que me seguiu durante toda a infância/adolescência, ainda hoje repito imensas vezes a mítica cena entre o Robocop e o Emil. \m/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos olhos de adulto FLESH + BLOOD continua a mesma maravilha! :D

      Excluir
  3. Então, só para não perder a chance: "Showgirls"? Vocês só podem estar de brincadeira... hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que não... hehe! Acho o filme fascinante!

      Excluir
  4. Fahrenheit3218/07/2013 23:47

    Em relação à Showgirls e a sua fixação nele, me lembrei de uma trecho de um livro de Fernando Sabino. Em dado momento um personagem quer lembrar de um escritor, sua esposa diz uma abobrinha e vem o texto: " Eles a olharam como se estivesse diante de um estranho animal." Mas relaxe. Todos nós temos os nossos "showgirls". Os meus chamam-se Embalos de Sábado a Noite e Abençoai as Feras e as Crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... Eu nem esquento com isso. Fazer o que se eu acho o filme lindo pra caralho e 90% acha uma porcaria?

      É mesmo como você disse, todos temos os nossos SHOWGIRLS...

      Excluir
  5. Excelente TOP 10, Ronald! Eu não resisti e atualizei a minha bodega com outro TOP 10 Verhoeven:

    http://vaeveja.blogspot.com.br/2013/07/top-10-aniversariantes-de-hoje.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa! Você fazendo Top é algo raro! :D

      Excluir
  6. Showgirls só é cult pq foi dirigido por Verhoeven...mas é uma porcaria nada demais.

    Conquista Sangrenta, Robocop e O Vingador do Futuro são clássicos absolutos, mas curto muito Tropas Estelares e o subestimado O Homem Sem Sombra.

    Instinto Selvagem é outra bobagem que o povo lembra pq fez sucesso de bilheteria e tem uma meia-dúzia de cenas famosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se SHOWGIRLS é cult ou não é, se é por causa do Verhoeven ou não... eu só sei que acho o filme foda pra cacete! hahaha! Um dos mais pessoais e sinceros dele. Como diz o Rivette, é o seu filme mais holandês feito em Hollywood.

      O HOMEM SEM SOMBRA é bem bom também...

      Agora INSTINTO SELVAGEM é outra maravilha! Aquele climão noir, aquelas tomadas aéreas imitando OS PÁSSAROS (aliás eu recomendo assistir com os comentários do Verhoeven, a ligação que ele faz com os filmes do Hitchcock é brilhante), o trabalho de sombras (o visual de um modo geral) é simplesmente fantástico! Pra mim não envelheceu nadica de nada!

      Excluir
  7. Hoje ficaria assim:

    1) Conquista Sangrenta (1985)
    2) Louca Paixão (1973)
    3) Robocop, O Policial do Futuro (1987)
    4) Instinto Selvagem (1992)
    5) Quarto Homem, O (1983)
    6) Vingador do Futuro, O (1990)
    7) Espiã, A (2006)
    8) Showgirls (1995)
    9) Tropas Estelares (1997)
    10) Soldado de Laranja (1977)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma bela lista... Verhoeven só tem filmaço, não importa a ordem que vc coloca.

      Excluir
  8. Mas afinal, cadê o Paul Verhoeven? O cara não dirige nada há 7 anos, é isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, ele fez um pequeno filme holandês ano passado, mas não saiu em lugar algum ainda... Não sei nem se chegou a passar em festivais.

      Excluir
  9. Acho um absurdo o Hollow Man não entrar nessa lista, esse sim um filme subestimado demais,

    Meu Top 5 do Verhoeven é

    01 - Robocop: clássico absoluto e insuperável, é um filme que fala sobre a 'alma' humana' que transcende o físico-material

    02 - Hollow Man: Mais um filme que critica a natureza humana, e o perigo do poder nas mãos de pessoas erradas, o "Homem Vazio" é um filme excelente, apesar da cena final ser forçada, mas a mensagem é muito interessante, "o que faríamos se não pudessemos mais nos olhar no espelho"

    03 - Instinto Selvagem: Outro filme que analisa a natureza da sexualidade humana, voyeurismo, lesbianismo, etc... um verdadeiro jogo erótico de controle e submissão

    04 - Flesh and Blood: Um filme fantástico em todos os niveis

    05 - Tropas Estelares: Uma critica ácida ao fascismo, um modelo que prima pela violência como forma de dialogo, nesse mundo do Verhoeven, a democracia falhou, o resultado é que para ser um cidadão respeitado, a pessoa precisa antes ser militar que lute para acabar com os inimigos, Os Insetos (uma metáfora a qualquer civilização vista por eles como inferior)

    Notem que os filmes do Verhoeven sempre possuem a temática da "natureza humana" envolvida, não são meros filmes de ação-ficção, possuem sempre uma critica ao lado sombrio do ser humano.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O IMBATÍVEL (Undisputed, 2002)/O LUTADOR (Undisputed 2: Last Man Standing, 2006)

No útlimo fim de semana procurei outros filmes recentes do Michael Jai White para vê-lo distribuindo porrada em meliantes como em BLOOD AND BONE e BLACK DYNAMITE. Me deparei com UNDISPUTED 2, continuação de um filme dirigido pelo Walter Hill em 2002 e que, por pura negligência da minha parte, ainda não havia assistido. Enfim, foi uma experiência interessante, além de poder ver um ótimo filme de luta estrelado pelo Jai White ainda tirei o atraso com o filme Hill, que é obrigatório para os fãs do sujeito.

Ambos os filmes se passam em prisões e envolvem lutas “profissionais” entre os encarcerados, mas o resultado de cada é bem diferente um do outro. UNDISPUTED é puro Walter Hill! Cinema classudo, sério, focado em personagens bem talhados e com direção extremamente segura. Temos Wesley Snipes na pele de Monroe Hutchen, campeão de boxe de Sweetwater, uma prisão de segurança máxima que promove legalmente lutas entre presos. Ving Rhames é George Iceman Chambers, o campeão mundial dos pesos …

OS BÁRBAROS (The Barbarians, 1987)

Daquela listinha de filmes de fantasia, Sword and Sorcerer, que eu postei outro dia, um dos exemplares que causou mais alvoroço foi OS BARBAROS. Alguns amigos acharam engraçado por eu ter lembrado desse filme que passou milhares de vezes no Cinema em Casa do SBT. E como estamos falando de um trabalho do italiano Ruggero Deodato, nada melhor que ressaltar como era bom ter doze anos e poder conferir às tardes da TV brasileira nos anos 90 um filme com bastante sangue, membros decepados e peitos de fora. Algo impossível para um moleque atualmente, que tem de se contentar com os filmes de animais falantes que empesteiam diariamente a programação… Neste fim de ano, meus votos de um grande pau no c@#$% do politicamente correto.

De todo modo, OS BÁRBAROS é uma porcaria. Fui rever essa semana para escrever para o blog e, putz, acreditem, é a coisa mais ridícula do mundo. Ainda bem que já sou vacinado contra tralhas desse tipo e encontro tantos elementos engraçados que fica impossível não sair…

OS IRMÃOS KICKBOXERS, aka BLOOD BROTHERS (1990)

Também conhecido como NO RETREAT, NO SURRENDER 3 em alguns países. Não é tão espetacular quanto o segundo, mas é um veículo divertidíssimo que serve de vitrine para que Loren Avedon e Keith Vitali (os irmãos do título) demonstrem suas habilidades em artes marciais em sequências alucinantes de pancadaria! Até hoje me lembro quando eu era um moleque de oito ou nove anos pegando a fita da Top Tape na locadora com meu irmão mais novo. Passamos o fim de semana inteiro assistindo repetidas vezes este que foi o meu primeiro “kickboxer movie”.


Na trama, os dois personagens não vão muito com a cara do outro. Avedon é um professor de kickboxer que dirige um fusca, enquanto Vitali ganha a vida como policial respeitado, seguindo os passos de seu pai. Ambos lutam pra cacete! Para resumir o enredo, uma tragédia na família acontece (leia-se alguém é assassinado) e acaba sendo o motivo de reaproximação dos irmãos, que deixam as diferenças de lado e juntam forças para fazer exatamente aquilo que se …