22.8.13

EYES OF THE WEREWOLF (1999)


Esse lance de cinema de orçamento minúsculo é especialidade do meu amigo Osvaldo Neto, do blog Vá e Veja, o guru dos B movies, a maior autoridade no Brasil sobre cinema independente de gênero feito nos Estados Unidos. Como ele me incentiva a ver esse tipo de produção com tanto entusiasmo, lá vou eu conferir algumas coisas. Resolvi escrever sobre um dos exemplares em especial que vi esses dias: EYES OF THE WEREWOLF.

Mas antes de começar a falar sobre o filme, é preciso que o leitor tenha em mente que estamos entrando no universo do microbudget e falamos sério sobre o quão irrisório é o montante dessas produções. Não se trata de cinema de baixo orçamento, mas de filmes feitos literalmente SEM orçamento algum! Pelas próprias screenshots do post já dá pra ter uma noção da qualidade dos cenários, do visual pobre, dos efeitos especiais caseiros....


O orçamento de EYES OF THE WEREWOLF, por exemplo, gira em torno de cinco mil dólares, segundo o imdb. CINCO MIL dólares!!! Não dá nem prá pagar o almoço do Tom Cruise num dia de filmagem numa produção Hollywoodiana. E esses caras fazem um filme inteiro com esse dinheiro, na raça e por amor ao cinema de gênero!

E é preciso fazer essa introdução porque esse tipo de cinema, infelizmente, não é pra qualquer um. Pode parecer arrogância, mas são poucos os que possuem paciência e boa vontade para encarar exemplares que parecem filmados com câmera de VHS... Na verdade, muitos filmes desse universo são realmente realizados com esse tipo de equipamento. No entanto, quem conseguir entrar no clima e aproveitar as boas coisas que esses filmes tem a oferecer, será bem recompensado. Eu acho...


Bom, estão avisados. Vamos ao filme. EYES OF THE WEREWOLF é sobre Rich Stevens, um cientista que sofre um acidente de laboratório que o deixa completamente cego. Graças a um milagroso transplante de olhos o sujeito consegue enxergar novamente. O problema é que o médico responsável pela operação compra órgãos do mercado negro e, por uma grande coincidência, os novos olhos do protagonista pertenciam a alguém que nas noites de lua cheia se transformava em lobisomem. É claro que não demora muito e o sujeito começa a uivar, assumir a forma meio lobo, meio humano, e atacar as pessoas durante as noites que a lua brilha mais forte. Rich conta com a ajuda de uma galeria de personagens interessantes, entre eles a enfermeira gostosa Sondra, interpretada pela robusta Stephanie Beaton, e um anão aleijado especializado em ocultismo, além de uma detetive lésbica que fica dando em cima da enfermeira o tempo todo...


O filme foi escrito e dirigido por Tim Sullivan, que também faz o papel do médico. Na verdade, Sullivan é ator e pode ser visto em várias produções do "gênero" microbudget. Embora não seja creditado, o imdb aponta Jeff Leroy também como diretor. Acredito que atualmente Leroy seja a mente mais criativa no cenário independente de gênero, trabalhando em diversas incumbências atrás das câmeras, como diretor de fotografia, edição e efeitos especiais. Neste último item, quase sempre p faz à moda antiga, bem artesanal, evitando ao máximo o uso de CGI, mesmo em trabalhos mais recentes.

Alíás, um dos principais destaques de EYES OF THE WEREWOLF é justamente os efeitos especiais de maquiagem nas cenas dos ataques violentos do lobisomen. Apesar de toscos, são cheios de gore e demonstram a criatividade de Leroy para driblar os evidentes problemas orçamentários.


Mas o principal atrativo do filme se chama Stephanie Beaton, a enfermeira que se apaixona pelo protagonista. Uma ruiva maravilhosa de corpo exuberante e que não tem receio algum em botar os peitões prá fora. E os diretores fizeram muito bem em explorar a boa vontade da moça em tirar a blusa. Os nossos olhos agradecem. Há duas longas cenas de sexo softcore (nem a calcinha ela tira) na qual os atributos de Beaton ficam em expostos por um bom tempo na tela.



Agora, em outros departamentos a coisa complica. O visual dos cenários é bem simples, o trabalho de câmera é pobrezinho, as cenas noturnas são claramente filmadas durante o dia e são porcamente adicionados filtros que imitam a noite; as atuações de todo o elenco são péssimas, com exceção do anão aleijado que parece levar seu personagem à sério. hehehe! Beaton está perdoada pela dose de nudez. Mas tudo isso faz parte do charme desse tipo de produção e seria estranho se não fosse assim. EYES OF THE WEREWOLF é uma boa maneira de entrar com o pé direito nesse universo do microbudget. Há boas ideias, peitos, violência, um lobisomem à solta e cumpre a missão de ser uma despretensiosa diversão.

OBS: Se o imdb estiver correto e Jeff Leroy tiver mesmo participação na direção, trata-se da sua estreia nessa função.

OBS2: Leroy aproveitou exatamente a mesma maquiagem de Lobisomem utilizada aqui em EYES OF THE WEREWOLF em outro filme seu: WEREWOLF IN A WOMEN'S PRISON, outra belezinha que pretendo comentar depois.


3 comentários:

  1. BACANA. UM UNIVERSO QUE EU NÃO CONHECIA. OBRIGADA POR COMPARTILHAR, O ENREDO TAMBÉM É ÓTIMO! BEIJO.

    ResponderExcluir
  2. Ainda sobre os microbudgets: em 15 minutos (ou às vezes até menos... hehe), você já sabe quando um desses filmes será divertido ou um verdadeiro teste para a sua paciência. Nos últimos casos, faço questão de sofrer até o fim só para dizer que assisti. Não se deve um filme sem tê-lo visto em sua totalidade.

    Que venham as próximas resenhas de microbudgets americanos! Leroy realmente é um dos melhores e o mais criativo em atividade. Não é segredo para ninguém o quanto eu admiro o seu trabalho.

    Ah e obrigado pela menção. :)

    ResponderExcluir